Diospyros kaki "Kyoto"
O Caqui Kyoto, uma variedade do Diospyros kaki, é uma árvore frutífera perene famosa por seus frutos doces e coloridos. Seus frutos são de meia-estação, o que significa que amadurecem no meio do período de colheita—nem muito cedo, nem muito tarde. Os frutos do Caqui Kyoto são taninosos, ou seja, contêm taninos que deixam um sabor adstringente quando não estão totalmente maduros. Por isso, devem ser consumidos bem maduros para que fiquem doces e agradáveis ao paladar. A árvore possui folhas verdes grandes e flores pequenas que eventualmente se transformam nos frutos alaranjados com sementes. É uma planta popular em pomares e jardins.
O Caqui prefere ambientes de sol pleno e solos ricos em matéria orgânica. A rega deve ser regular durante os períodos de seca, mas sem encharcar o solo. A adubação deve ser feita na primavera para promover a frutificação.
Plante o Caqui em solo bem drenado, com bastante sol e em local espaçoso para seu crescimento pleno. A propagação é geralmente feita por sementes ou enxertia.
Nome Científico: Diospyros kaki "Kyoto"
Nomes Populares: Caqui Kyoto, Caqui Café, Caqui Falso-Chocolate
Família Botânica: Ebenaceae
Clima Preferido: Subtropical
Origem Geográfica: China
Altura Aproximada: Até 12 metros
Necessidades de Luminosidade: Sol pleno
Zonas de Resistência: 7-10
Toxicidade: Não (geralmente considerada segura para consumo humano)