Lírio-do-Amazonas

Lírio-do-Amazonas

Eucharis amazonica

Sobre

O Lírio-do-Amazonas, cientificamente conhecido como Eucharis amazonica, é uma planta perene bulbosa famosa por suas flores brancas, perfumadas e em forma de estrela. As folhas são grandes, brilhantes e de um verde intenso. Esta planta é originária da região amazônica e é amplamente cultivada como planta ornamental em jardins e interiores devido à sua beleza e aroma agradável.

Cuidados

O Lírio-do-Amazonas prefere ambientes de meia sombra a sombra total. Cresce melhor em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. A rega deve ser regular, mantendo o solo levemente úmido, mas evitando o encharcamento. A adubação pode ser feita a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão com um fertilizante equilibrado. A planta deve ser protegida de temperaturas abaixo de 10°C.

Plantio

O Eucharis amazonica deve ser plantado em solo bem drenado. O solo ideal é uma mistura de terra de jardim com composto orgânico e areia. A propagação é feita por divisão de bulbos durante o período de dormência. Os bulbos devem ser plantados superficialmente, com a ponta apenas emergindo do solo.

Ficha Técnica

Nome Científico: Eucharis amazonica
Nomes Populares: Lírio-do-Amazonas, Lírio-da-Amazônia
Nomes Populares em Inglês: Amazon Lily, Eucharist Lily
Família Botânica: Amaryllidaceae
Clima Preferido: Tropical e subtropical
Origem Geográfica: Amazônia, América do Sul
Altura Aproximada: Até 50 cm
Necessidades de Luminosidade: Meia sombra a sombra total
Zonas de Resistência: 10-12
Toxicidade: Sim (todas as partes da planta são tóxicas se ingeridas)